sábado, 2 de junho de 2012

Um Pedido e Quatro Erros
Texto Base: Mateus 20.20,28

      Então aproximou-se Dele a mulher de Zebedeu, mãe de Tiago e João, e pediu lhe um favor: E Disse lhe: O que queres: e Ela respondeu: Senhor permita que no teu reino meus dois filhos sentem- se um a tua direita e outro a tua esquerda. Jesus, porém respondeu, disse: Não sabes o que pedes. Podeis vós beber do meu cálice que estou para beber?, eles responderam: Podemos. Podeis até beber do meu cálice mas o assentar a minha direta ou esquerda não me compete concedê-lo, mas sim aquele que estiver preparado por meu pai. E os dez ouvindo isso indignaram-se com os dois irmãos. Então Jesus chamando para junto de si disse: Bem sabeis, que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim sobre vós, mas tudo aquele que querer entre vós fazer grande, este vos servirá, e qualquer que quiser ser o primeiro, este seja seu servo, bem como ao filho do Homem que não veio para ser servido e sim para servir, e para dar a sua vida por resgate de muitos.

I – O Pedido
1º) O MELHOR Para seus Filhos (V. 21)

      Como toda mãe, a mulher de Zebedeu, mãe de Tiago e João , pede ao Senhor o MELHOR para seus Filhos. O Desejo de uma mãe é sempre ver seu filho brilhar; e todos nós seres humanos temos o direto de pedir o que queremos para o Senhor, pois, a cada personagem bíblico nós encontramos o Senhor Jesus dizendo: “-pede-me o que queres que te faça”; você também pode pedir o que queres para Jesus, mas que nossos pedidos não venham com erros, devemos vigiar primeiro.

II – Os erros
1º) Coloca seus Filhos a cima dos outros (V. 21)

Jesus havia escolhido 12 discípulos, entre eles estava Tiago e João. Essa mãe pede algo a atrai colocar seus filhos a cima dos demais como se eles fossem melhor que os outros 10 discípulos. Será que não estamos colocando ninguém a cima dos nossos?; Que possamos discernir o que é a verdadeira união, para não causar inveja uns para com os outros.

2º) Atraí Contenda entre os dois filhos (V. 21)

      Ainda que isso não apareça propriamente escrito nesse texto, podemos entender que ela provoca contenda entre seus filhos, pois, a palavra de Deus diz que o Senhor foi preparar um lugar para nós. Em nossos dias, ficar a direta de alguém, significa ser braço direto, significa lugar de confiança, lugar de honra; isso é como provocar uma discussão entre os dois para ver quem fica no melhor lugar.

3º) Não havia preparação entre eles (V. 22,23)

      Assim como a salvação é individual (Ez 18.20), essa mãe não sabe se seus filhos estavam preparados; Jesus ao falar diretamente com os dois jovens discípulos (V.22) é que revela-nos o plano da salvação, quando eles achando estar preparado para beber do cálice do Senhor são corrigido por Jesus, pois, Deus é aquele que verdadeiramente conhece tudo e todas as coisas, bem como o nosso coração (Sl 139), podemos crer que estamos preparado mas ELE sabe se estamos Dentro da vontade de Deus.

4º) Causa Desavenças entre os outros para com os seus (V. 24)

      Ter colocado seus filhos a cima dos companheiros foi dizer ou ofendendo querendo demonstrar a capacidade dos outros ser inferior a de Tiago e João.
Somente os sábios entendem que o maior é aquele que verdadeiramente é o menor, que anda servindo os outros. Jesus dize: “-eu não vim para ser servido, mas sim para servir”.

      Que nossos pedidos e até mesmo nossas orações não sejam com erros, que não venhamos pedir nada que vá causar inveja ao nosso irmão e nem mesmo colocar uns a cima dos outros.

Deus lhe abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário