sexta-feira, 12 de julho de 2013

Deus Prova, mas Deus Aprova
Texto Base: Deuteronômios 8.2,3

“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem”.

Deus prova nossa vida, diante das nossas ações para com Deus, e de acordo com nosso comportamento alcançamos no Senhor a aprovação, uma vez que passamos a satisfazer a vontade dele (Sl 40.8), e ELE por sua vez ensina-nos no meio da prova o caminho que devemos estar e andar.

Deus Prova

I – Deus Prova-nos no meio da dor da angustia (Josué 1.5-9)
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”.

Deus confia em você por isso devemos ter bom ânimo e crer que Deus esta cuidando de nós. Em I Pedro 5.7 diz que devemos lançar sobre toda a nossa ansiedade por que ele tem cuidado de nós; filipenses 4.6 ensina-nos a não andar ansiosos por coisas algumas, antes fazemos conhecidas todas as nossas petições a Deus em oração e suplica com ações de graça; a ELE depositamos nossa confiança, esforçando-nos, animando-nos, pois, Deus nos usa até durante a prova.

II – Deus Prova nossa capacidade  (Josué 1.6)
Sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria, Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”.

Para que as promessas do Senhor venham se cumpri em nossa vida e sob nossa descendência precisamos estar forte e corajoso, firmados em Jesus, suportando as perseguições lutas e batalhas da vida, Deus esta provando nossa capacidade; que possamos suportar as pedras do caminho lembrando-nos sempre que Deus esta nos dando livramento a cada dia (Ex 14.13a)

Deus Aprova

I – Quando há prazer nas coisas de Deus (Josué 1.8)
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

A Palavra de Deus é alimento, é resposta para muitas de nossas orações. Somos aprovados por Deus quando mostramos prazer em se alimentar da palavra de Deus, em buscar na palavra respostas, buscar saída, buscar entendimento, a palavra de Deus diz: “ e o meu povo erra por que não conhece as escrituras sagradas”. Nossa alma deve sentir sede de Deus (Sl 42.2); e as vezes não adianta haver anos ate de crente se não conhece a palavra somente entristecerá o coração de Deus (Sl 95. 10). Sem ler a palavra de Deus andaremos sempre errado (Pv 19.2).

II – Deus nos aprova quando há confiança (Josué 1.9)
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”.

Uma vez recebido de Deus Pai a palavra de ordem, a ELE deve ser depositar toda nossa confiança. Salmos 125 “Os que confiam no senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre”; confie somente no senhor.  Salmos 34.7 - “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”; salmos 91.1 - “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”; salmos 23.1,4 – “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará; Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

III – SENDO APROVADO POR DEUS (Josué 1.5)
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida, Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”.

Todo aquele que é provado por Deus, seguindo a palavra do Senhor estando no centro da vontade do Senhor, é APROVADO POR DEUS. A maior vitoria dos que são aprovados por Deus esta na ação do inimigo que segundo o versículo 5 , diz que ninguém poderá te resistir. Podem te perseguir, poder te humilhar, podem te maltratar, podem até de envergonhar, siga a palavra de DEUS,, se alimente DELA, então nada poderá te afastar da presença de  Deus.

“Agrada-te do Senhor e ELE satisfará os desejos do teu coração” Salmos 37.4


DEUS TE ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário